Saindo do aeroporto de Narita ou Haneda: como chegar ao centro de Tóquio?

Para mim, o Airport Limousine Bus é uma das formas mais confortáveis de sair do aeroporto e chegar no centro de Tóquio (Foto: Piti Koshimura / Peach no Japão)

Para chegar à capital do Japão, temos duas opções de aeroportos: Haneda ou Narita. Enquanto Haneda fica mais pertinho de Tóquio, numa corrida de 15 a 20 minutos de trem, o aeroporto de Narita fica a cerca de 70 km da região central da metrópole e recebe um volume maior de vôos internacionais. E como no Japão conveniência é palavra de ordem, ambos são muito bem abastecidos de opções de transporte público que levam aos bairros centrais da cidade. Aqui, vou listar as principais formas de sair dos aeroportos.

Saindo do aeroporto de Narita

Ônibus: acho que é uma forma conveniente pois não precisamos ficar carregando mala pelas estações de trem, nem subindo ou descendo até encontrar as plataformas.

  • Airport Limousine Bus: tem rotas em direção a diversos bairros de Tóquio (Shinjuku, Shibuya, Ginza, Roppongi, Tokyo Station, etc.) e para nos principais hotéis (Park Hyatt, Hilton, The Peninsula, Imperial Hotel, entre muitos outros). Podemos desembarcar nessas paradas mesmo se não vamos nos hospedar nesses hotéis. Custa 3200 ienes (aprox. USD 30) e permite 2 malas por pessoa no bagageiro. A rota leva cerca de 1h30.
O Limousine Bus é bem confortável e tem até wi-fi para os passageiros (Foto: Piti Koshimura / Peach no Japão)

Trens

  • Narita Express: também chamado de NEX, é um trem expresso operado pela companhia JR que para em algumas das principais estações de trem (Shinjuku, Tokyo, Shibuya, Shinagawa, entre outras). O trajeto leva de 50 min a 1h30, dependendo do destino, e o bilhete custa a partir de 3010 ienes. É coberto pelo JR Pass.
  • Keisei Skyliner: trem expresso da companhia Keisei, que vai direto a Ueno Station em 40 minutos. Se Ueno não é exatamente seu destino final, lá você pode pegar a linha circular local, Yamanote, que passa por várias estações importantes. O bilhete custa 2520 ienes, mais barato que o NEX.

Saindo do aeroporto de Haneda

  • Tokyo Monorail: monotrilho que conecta o aeroporto de Haneda à estação Hamamatsucho, perto de Roppongi, numa viagem de apenas 15 minutos, custando 500 ienes (cerca de USD 5). Por Hamamatsucho Station, passa a Yamanote Line, linha de trem circular de Tóquio. Não tem muito espaço para bagagem, mas a viagem é bem rápida e o visual é bacana também.
O Tokyo Monorail passa pela baía de Tóquio e oferece uma vista bonita no trajeto (Foto: OiMax / Creative Commons)
  • Keikyu Line: O trem da companhia Keikyu vai direto a Shinagawa Station, por onde passam diversas linhas de trem, incluindo a linha circular Yamanote. Leva-se em torno de 20 minutos e o custo é de 300 ienes.
  • Airport Limousine Bus: assim como no aeroporto de Narita, em Haneda também encontramos o serviço do ônibus que faz a rota dos principais bairros e hotéis de Tóquio. O trajeto leva de 30 minutos a 1 hora e custa a partir de 950 ienes.

Compra de bilhetes

Os bilhetes desses trens e ônibus podem ser comprados no desembarque do aeroporto nos guichês das respectivas companhias ou nos terminais automáticos, em alguns casos. Para quem quer conforto, as passagens podem ser garantidas com antecedência com a agência HIS, que dá desconto a meus leitores nesses e em outros serviços, tais como como aluguel de pocket wi-fi, ingressos de eventos, etc. Para pedir um orçamento, escreva para sao-lazer@his-world.com e fale da indicação da Peach para obter o desconto!

Terminais automáticos onde compramos bilhetes do Tokyo Monorail, no Aeroporto de Haneda (Foto: Kzaral / Creative Commons)
Compartilhe:

Comentários

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *