Sabor brasileiro em meio ao deslumbrante outono em Karuizawa | Tabeteimasu

Moqueca do Natural Cafeína, restaurante em Karuizawa, Nagano (Fotos: Carlos Kato)

Sempre que nos perguntam qual a melhor época para conhecer o Japão respondemos sem hesitar que é a primavera. A florada de sakura é mágica e inesquecível. Mas temos muitos amigos que preferem o outono (a Piti é uma delas!) e concordamos que também vale muito a pena visitar o Japão nesta época (só não venham no verão, opinião pessoal).

Diferente da florada de sakura, que dura poucas semanas e tem data de início sempre incerta, as cores do outono são mais duradouras, aumentando a chance de apreciar as belas paisagens formadas pelos tons de vermelho e amarelo.

Cores de outono em Karuizawa, Nagano (Foto: Carlos Kato)

Um destino próximo de Tóquio que sempre recomendam é Nikko – sobre o qual a Piti já deu ótimas dicas de como aproveitar o outono. Mas não tivemos sorte pois quando chegamos por lá ainda estava tudo verde. Então partimos para Karuizawa, distante a apenas pouco mais de 1 hora de Tóquio via shinkansen (trem-bala), sendo super acessível para um “bate-e-volta”, especialmente para aqueles que têm o JR Pass.

Cores de outono em Karuizawa (Foto: Carlos Kato)

Karuizawa fica na província de Nagano, região montanhosa e de clima frio. Muitos políticos e artistas japoneses possuem casas de campo por lá, fugindo do calor do verão. Na época que fomos havia turistas mas não tanto quanto em Nikko.

Porém, como a cidade está sendo palco da atual temporada do reality show Terrace House, talvez esteja ganhando mais popularidade e atraindo mais turistas. Na época que fomos eles já estavam gravando os episódios mas nem imaginávamos que a nova temporada seria por lá.

Quando chegamos, achamos a cidade bem diferente das outras que já visitamos pois ela tem um ar mais europeu e não tão oriental. As casas são enormes com terrenos gigantescos, fugindo do padrão japonês. Pouco antes de irmos embora ficamos sabendo que a cidade irmã de Karuizawa é Campos do Jordão. E o engraçado é que assim que descemos do trem falamos um para o outro que a cidade lembrava um pouco o clima de lá.

De um lado da estação fica um enorme outlet, interessante para aqueles que gostam de fazer compras, mas o que mais gostamos foram as lojinhas com produtos feitos em Karuizawa como conservas, geléias e compotas de frutas. A de maçã com manteiga é imperdível.

Do lado oposto fica a parte mais turística. As ruas ficam todas coloridas por tons de vermelho e amarelo. Até o banheiro público fica deslumbrante no meio das folhagens vermelhas.

Próximo do centro fica o Kumoba Pond, que no outono vira uma pintura ao ar livre. É realmente deslumbrante.

Kumoba Pond, em Karuizawa (foto: Carlos Kato)

Uma grande surpresa que tivemos foi ao passar na frente de um café-restaurante chamado Natural Cafeína, que tinha um menu do lado de fora indicando “moqueca” como almoço do dia . Ficamos tão curiosos que resolvemos entrar e logo fomos atendidos pelo Keitaro-san, o barista proprietário, e numa longa conversa ele nos contou que já tinha ido ao Brasil algumas vezes e visitado muitas cidades. No final do almoço conhecemos a simpática Siméia, esposa do Keitaro-san.

Denise e Siméia, no restaurante Natural Cafeína Cores de outono em Karuizawa (Foto: Carlos Kato)

Brasileira, ela é quem cuida da cozinha dando o toque verde e amarelo no cardápio, preparando uma moqueca muito boa e um exótico karê com café expresso bem gostoso.

Moqueca brasileira em Karuizawa, Nagano (Foto: Carlos Kato)

Karê com café expresso do Natural Cafeína (Foto: Carlos Kato)

E ainda deu para matar a saudade do açaí.

Matando saudades de açaí (Foto: Carlos Kato)

Na hora de ir embora, eles nos perguntaram se já tínhamos visitado o observatório chamado Usui Tōge, que fica na divisa de Nagano com Gunma, e de onde é possível avistar o Monte Asama e outras montanhas da região.

Como ficava um pouco distante e estávamos a pé eles fizeram questão de nos levar até lá. Ficamos muito agradecidos pela gentileza, ainda mais depois do ótimo almoço que tivemos.

Monte Asama visto do observatório Usui Tōge, na divisa entre Nagano e Gunma (foto: Carlos Kato)

Se estiverem planejando uma viagem no outono, Karuizawa é uma opção bem agradável tanto aos olhos quanto gastronomicamente.

Vai lá!

Natural Cafeína – Karuizawa, Nagano
25 Karuizawahigashi, Karuizawa-machi, Kitasaku-gun, Nagano-ken, 389-0104
https://goo.gl/maps/ugfJN92NxcM2

 

Compartilhe:

Comentários

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *