Palestras & Talks

Falar em público para dividir as minhas pesquisas sobre o Japão é, sem dúvida, uma alegria e uma grande honra. Vida profissional, turismo, conexões filosóficas e cinema: esse ano tem sido recheado de oportunidades incríveis para falar do país nos mais diversos contextos. Acompanhe aqui uma amostra das palestras e talks que venho fazendo por aí!

“Omotenashi, xintoísmo e coletivismo: como valores japoneses podem transformar nossas relações” | Coworking Camp: Conexões 

Local: Fazenda Santa Esther, Amparo/SP (abril 2018)

Tendo em mente o tema central do evento, “Conexões”, levei para a Fazenda Santa Esther uma conversa sobre espiritualidade, filosofia, respeito pelo coletivo e outros conceitos que embasam a cultura japonesa e que podem transformar nossa forma de nos relacionarmos com o mundo.

A cada nova edição, o Coworking Camp propõe uma semana cheia de inspirações e experiências num ambiente mágico, com direito a pé na grama e banho de cachoeira. Foi um enorme prazer fazer parte da seleção de convidados, que contava ainda com Alexandra Loras, Mayumi Sato, Wallace Ruy, entre muitas outras pessoas incríveis. Só tenho a agradecer a Renata Alamy, curadora maravilhosa. Se quiser saber mais sobre o evento, dá uma lida nesse artigo da Janara Lopes, do IdeaFixa, que também esteve por lá!

No talk do Coworking Camp (Foto: Má Carvalho)

Japão: o que temos a aprender com essa cultura de tradições milenares? | Insights – Christiano Moreno Consultoria em RH

Local: WeWork Faria Lima, São Paulo/SP (junho 2018)

A convite da Christiano Moreno Consultoria em RH, selecionei alguns conceitos e valores da cultura japonesa que podem ser aplicados na nossa vida profissional – um tema que eu venho querendo desenvolver desde que escrevi este post sobre a Shiseido e o omotenashi nas empresas. Com a colaboração da consultora de RH Maria Paula Girardi, ideias como hospitalidade, coletivismo e a filosofia por trás da cerimônia do chá foram transpostos para o mundo corporativo num papo que reuniu muita gente bacana lá no WeWork.

Maria Paula Girardi e eu na palestra sobre valores japoneses no mundo corporativo

“Desmistificando o Japão em 10 questões” | Tabibito: Olhares sobre o Japão contemporâneo

Local: Japonique, São Paulo/SP (junho 2018)

“O Japão é caro?”, “vou sobreviver sem falar japonês?”, “os japoneses são frios?” e outras dúvidas sobre turismo no Japão foram esclarecidas sem firulas nesse papo intimista idealizado pelo meu parceiraço Roberto Maxwell, da agência Tabiji, e apoiado pela loja Japonique. Feito para um grupo de aproximadamente 20 interessados, o papo fluiu como se estivéssemos na sala de casa, com muitas dicas de como planejar sua viagem fugindo das pegadinhas e mitos que são divulgados por aí. Viagem real, turismo local, experiência de verdade.

Roberto Maxwell e eu num papo intimista para tirar dúvidas sobre viagens pelo Japão

“A cumplicidade na solidão” | Hello Cinema – Hello Cidades Motorola na edição do filme “Encontros e Desencontros”

Participando do talk sobre o filme “Encontros e Desencontros”, promovido pela Motorola (Foto: Alberto Candido)

Local: CCSP – Centro Cultural São Paulo, São Paulo/SP (julho 2018)

Que prazer poder falar das minhas pesquisas sobre o Japão no terraço delicioso do CCSP, antes da exibição do filme “Encontros e Desencontros”, de Sofia Copola. Natália Garcia, do Cidades para Pessoas, Karina Oliani, da Pitaya Filmes, e eu falamos da nossa relação com cidades, arquitetura, filosofia, relacionamentos e linguagem cinematográfica, num papo muito gostoso mediado por Juliana Sabbag, do projeto Cinema na Mesa. Muito obrigada Motorola e Renata Alamy, mais uma vez <3

Dá pra acreditar nesse visual? (Foto cedida por Natália Garcia)

No meio desse time de mulheres incríveis!