Jornada no Japão em busca das origens | Podcast #23

Yoshiko Eto em frente ao butsudan - oratório das casas japonesas

Olá, queridos leitores! Faz tempo que não publico aqui, né? Sigo ativa lá no Instagram e no podcast, além de estar com novos projetos. Pouco a pouco, vou atualizando vocês por aqui também 🙂

Este episódio do podcast está muito especial e, por isso, resolvi dividir algumas curiosidades relacionadas.

Meu entrevistado é o Ivan Nisida, artista visual, escritor e fundador da Torii – Escrita Criativa. Nos conhecemos por intermédio da querida Thaís Kato, origamista super talentosa, que me convidou para participar de uma oficina conduzida pelo Ivan. Fiquei instigada em participar dessa experiência diferente envolvendo a escrita e, claro, topei na hora! A nós, se juntou também nossa amiga Meg Yamagute, que é guia em Tóquio.

Meg, Thaís e eu durante a oficina de escrita criativa conduzida pelo Ivan Nisida, da Torii. Que encontro!

Foi nesse primeiro contato com o Ivan, bisneto de japoneses, que conheci um pouco de sua jornada pelo Japão atrás de seus antepassados, feita entre abril e maio de 2019. Ele tinha em mãos apenas um endereço na pequena cidade de Fukuhara, na província de Kumamoto, que constava no koseki, documento oficial de registro das famílias no Japão. E nessa entrevista ele conta a epopeia que foi chegar até o local. Tem momentos engraçados, emocionantes e poéticos – e tudo fica ainda mais bonito nas palavras do Ivan.

Antes de seguir com o post, te convido a escutar o nosso papo:

Escutou? Imagino que a conversa deva ter despertado sua curiosidade para ver imagens dessa jornada toda! Então, aqui vão algumas:

Por fim, encontro feliz e emocionante com Yoshiko Eto <3.

E aqui vai um registro de uma das primeiras oficinas de escrita criativa que o Ivan conduziu, para mais de 40 pessoas, na ocasião do programa SWY – Ship for World Youth, promovido pelo governo japonês.

Uma das três oficinas de escrita conduzida pelo Ivan no SWY (Ship for World Youth), entre janeiro e fevereiro de 2020

Como comentamos no episódio, o Ivan vai conduzir uma oficina de escrita criativa em parceria com a Momonoki, a plataforma de cursos online sobre o universo japonês que lancei no ano passado, reunindo especialistas e pesquisadores de assuntos diversos.

As Oficinas de Escrita Criativa – de MA a Miyazaki propõem dois encontros de momentos lúdicos partindo de dois fascinantes temas: a noção de “MA”, que podemos entender como entre-espaços ou vazios potenciais, e o(s) mundo(s) de Hayao Miyazaki, um dos gênios por trás das animações do Studio Ghibli.

Vão ser momentos de criação, de troca e de conexão.

Vem com a gente? 🙂

Para se inscrever e saber mais sobre esse e outros cursos, entra aqui no site da Momonoki.

Para saber mais sobre o trabalho do Ivan Nisida:
torii.land
@torii.escrita
@ivan_nisida

Compartilhe:

Comentários

comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + nove =