AirKitchen: aulas de culinária no Japão com locais

Aprendendo a cozinhar comida de mãe com a Naoko-san

Na semana passada tive a oportunidade de conhecer o serviço do site airKitchen, que, como o próprio nome sugere, é uma plataforma tipo Airbnb mas só para aulas de culinária, aqui no Japão.

A ideia é aprender receitas diversas com pessoas que moram aqui, não necessariamente profissionais da cozinha. Com a oferta de mais de 700 experiências diferentes, achei que seria difícil escolher uma aula. Mas, logo na primeira página, uma atividade me chamou atenção: Japanese Mother’s Cooking, com a Naoko.

Longe da comida da minha mãe já faz uns meses, não resisti. Fiz a reserva pelo próprio site, que funciona de um jeito muito parecido com os sites de hospedagem: escolhemos a data e fazemos o pagamento com cartão de crédito. Em questão de minutos, a confirmação chegou por email.

Naoko abriu as portas da sua casa, localizada num bairro central de Tóquio, para prepararmos juntas o jantar. Ela fala inglês, assim como os anfitriões das outras aulas, mas preferi que ela conduzisse a aula em japonês para que eu pudesse praticar.

Eis o menu da noite:


– missoshiru (sopa feita a base de pasta de misso)
– gohan (arroz japonês)
– tamagoyaki (omelete estilo japonês)
– frango teriyaki
– acompanhamentos: conservas e espinafre cozido (já preparados)

Destaque para o delicioso frango teriyaki: no molho, colocamos shoyu, mirin, açúcar e saquê

Apesar de já estar familiarizada com todos esses pratos, aprendi muita coisa – claro, cada mãe tem seu segredinho! Naoko-san, por exemplo, preocupada com a alta concentração de sódio no missô industrializado, faz em casa sua própria pasta de soja fermentada, num processo que leva cerca de seis meses.

Outro segredo de Naoko é cozinhar o arroz numa panela de cerâmica (Foto: Piti Koshimura/Peach no Japão)
Gohan preparado assim não tem igual!

Uma das etapas mais divertidas foi fazer o tamagoyaki – o omelete feito com finíssimas camadas enroladas. O ponto mais importante na execução desse prato, considerado um dos mais difíceis da culinária japonesa, é que as camadas fiquem imperceptíveis ao ver o omelete cortado.  

Tamagoyaki: até que não fiz feio na minha primeira tentativa!

Mais especial ainda foi poder fazer parte da rotina de uma casa. Depois de prepararmos os pratos, sentamos à mesa junto com o marido de Naoko, que tinha acabado de voltar do trabalho. Comemos uma comida caseira deliciosa, conversamos, demos risada – como se eu estivesse com a minha própria família.

Naoko e Shin: meus anfitriões desta super experiência 🙂

Obrigada airKitchen por esta experiência incrível!

Se você está planejando sua viagem pelo Japão e quer dicas de experiências e orientações práticas, dá uma olhada no meu serviço de consultoria de viagem!

Acesse o site do airKitchen para reservar aulas: https://airkitchen.jp/

Link direto para a aula da Naoko-san – “Japanese Mother’s Cooking”: https://airkitchen.jp/kitchen/1560.php

Link para ver todas as aulas em Tóquio: https://airkitchen.jp/list/tokyo.php

Compartilhe:

Comentários

comments

Filed under Comida, Experiências

Produtora de conteúdo interessada em cultura e artes, juntei meu fascínio pelo país de origem dos meus avós com a minha paixão por compartilhar histórias para criar o Peach no Japão. Aqui vocês encontrarão devaneios sobre cultura japonesa, histórias de viagem e dicas que não estão nos guias ;)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *