Como é morar e quarentenar num apartamento de 18m2 em Tóquio? | Podcast #3

Minha amada janela, destaque do episódio do podcast #3 (Foto: Piti Koshimura/Peach no Japão)

Com um dos aluguéis mais caros do mundo, os apartamentos de Tóquio tendem a ser muito pequenos. E, por “pequeno” aqui, não estou falando de 40 ou 50m2. Algumas unidades chegam a ter 8 metros quadrados!

Morar em lugares pequenos sempre me rendeu várias lições, como consumir de forma mais consciente, já que os espaços de armazenamento são limitados. E agora, nesses tempos pandêmicos, a quarentena vem me trazendo novos devaneios. Assim como para muitos de vocês, o fato de ter que ficar em casa me faz repensar a minha relação com a moradia.

Nesse terceiro episódio do podcast Peach no Japão, além das minhas reflexões, vocês vão poder conferir os comentários da arquiteta Teresa Mascaro, de São Paulo. Ela fala sobre lições que podemos aprender com a arquitetura japonesa para aproveitar pequenos espaços, além de refletir sobre o funcionamento da casa nesse momento de quarentena.

Clique nos links para ouvir no Spotify, no Spreaker, na Apple, no Google. No Deezer também está disponível! Procure por “Peach no Japão” 😉

E aqui vão algumas referências dos assuntos que comentamos no episódio:

Cidades com os aluguéis mais caros do mundo: veja o resultado da pesquisa do Deutsch Bank aqui

Meus posts relacionados

Sobre o estudo “Pao: Dwellings For the Tokyo Nomad Woman”, de Toyo Ito

Referências visuais

Genkan: hall de entrada de uma casa ou apartamento no Japão, que faz a transição entre a área suja para a área limpa. Reparem na área onde deixamos os sapatos, separada do piso limpo (Foto: Piti Koshimura / Peach no Japão)
Olhem esse genkan, que maravilhoso! Reparem na divisão do piso sujo e piso limpo (Fonte: simphome.com)
Vaso sanitário com lavatório na caixa acoplada aproveita a mesma água que usamos para lavar as mãos para encher a caixa (Foto: Thord Daniel Hedengren / CC)
Luva térmica usada para passar roupa: solução para quem não tem espaço para usar uma tábua (Foto: panasonic.jp)
Exemplo de um apartamento com mezanino, que no Japão é chamado de “loft” (Fonte: tokyocityapartments.net)
Cômodo em tatami numa casa tradicional. Durante o dia, o futon pode ser recolhido para o ambiente se transformar em uma sala (Foto: Toby Oxborrow/ CC)
Compartilhe:

Comentários

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *